SIGA-ME: O Chamado de Jesus para o Discipulado

SIGAME-01

Jesus fez discípulos e lhes designou para uma única missão: Fazer outros discípulos! A principal missão de um discípulo é fazer outros discípulos, mas infelizmente é justamente o que menos temos feito, como igreja e como discípulos de Jesus. Por que será? Corremos o risco de nos perder em muitas outras atividades e deixarmos o foco principal de nossa missão de lado. Esta série irá convidá-lo a rever sua fé e o foco do seu chamado, pessoal e comunitariamente. Teremos que admitir que estamos diante de três possibilidades. Em qual você se encontra?

1. CRISTÃOS ESPECTADORES: São aqueles que participam da vida em comunidade como espectadores. Não assumem um compromisso com a vida da comunidade, nem espiritual, nem financeiramente, nem de qualquer outra forma. Mantêm um relacionamento a distancia e não aceitam serem discipulados. Logo, em sua vida pessoal, não vivem o chamado de Jesus para fazerem discípulos;

2. CRISTÃOS CONSUMIDORES: Quando se tornam mais participativos, no máximo, sua relação com a comunidade é de “consumo”: investem e querem um retorno! Como em uma relação comercial, são exigentes, excessivamente críticos de tudo e insatisfeitos. Em uma comunidade, a crítica construtiva seria bem vinda, mas neste caso, a motivação é evidente. Nunca crescem espiritualmente pois ao serem desafiados ao discipulado reagem crítica e agressivamente, procurando defeitos em seus mestres para justificar sua resistência. Nunca se deixam discipular, pois são mestres de si mesmos, sempre estão com a razão. Acabam geralmente trocando de igreja na procura de algo que lhes satisfaça. Nunca constroem nada de positivo, pois toda energia é gasta negativamente. Naturalmente que também não vivem o chamado de Jesus para fazerem discípulos;

3. CRISTÃOS DISCIPULADORES: Se deixam discipular e consequentemente crescem espiritualmente. Estão mais preocupados em servir do que serem servidos. Sabem que a igreja é imperfeita, mas sua energia é gasta em fazer novos discípulos. Têm foco, pois compreenderam o chamado de Jesus para fazerem novos discípulos, e se dedicam ao chamado que receberam.

Não importa em que categoria você se enquadra, seja humilde, admita e vamos crescer juntos na direção certa! Assista o clipe da nova série:

1a Mensagem (2a Tim 2.1-2)

O Apóstolo Paulo escreve uma carta para o jovem discípulo Timóteo onde exorta seu “filho na fé” para o discipulado. “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” (2a Tim 2.1-2). Nesta passagem vemos pelo menos três marcas do verdadeiro discípulo:
1. O verdadeiro discípulo precisa ser discipulado;
2. O verdadeiro discípulo precisa ser fortalecido;
3. O verdadeiro discípulo precisa ser discipulador;

 2a Mensagem: A Grande [co]missão! (Mt 28.16-20)

3a Mensagem (Lucas 24:13-35)

ANAMNÉSIA DE UMA DEPRESSÃO ESPIRITUAL

Neste estudo de caso (dos discípulos no caminho de Emaús) vemos Jesus confrontando dois discípulos que estavam desanimados e desistindo do “discipulado”. Aqui temos uma verdadeira anamnésia que nos ajuda a diagnosticar: os sintomas, a causa e finalmente proporcionar a cura e restauração completa!

1. SINTOMAS: depressão (entristecidos no gr.: melancolia), murmuração e abandono do discipulado.
2. CAUSA: expectativas frustradas, falta de discernimento espiritual e conhecimento de Deus e de suas promessas;
3. RESTAURAÇÃO: Fruto de uma reorientação espiritual, um maior conhecimento da vontade de Deus (exposição Bíblica), e de expectativas e esperanças redefinidas de acordo com a Palavra de Deus;

CONCLUSÃO: A maior evidência de nossa cura e restauração espiritual não está naquilo que falamos, mas no que fazemos. Eles se levantaram (METANÓIA: MUDANÇA DA MENTE E DE ATITUDE), se reintegraram ao grupo de discípulos e passaram a servir (TESTEMUNHO)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s